![](https://static.wixstatic.com/media/cc87a5_0ea0416c1caa48b383a0cf434e254195~mv2.jpeg/v1/fill/w_474,h_483,al_c,q_80,enc_auto/cc87a5_0ea0416c1caa48b383a0cf434e254195~mv2.jpeg)
Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), a cafeína é um dos recursos ergogênicos eficaz para o aumento da capacidade de realizar exercício de alta intensidade. Sendo classificado com nível de evidencia A, juntamente com o whey protein, creatina e B-alanina.
A cafeína é um alcaloide, que tem efeito agudo e age estimulante o Sistema Nervoso Central. Sendo encontrada no café, refrigerante, chocolate e chá. Em uma xícara de 240 ml de café tem 96 mg de cafeína, já em uma cápsula tem aproximadamente 286 mg de cafeína. Logo, a suplementação torna-se válida pois é possível concentrar grande quantidade de cafeína de uma única só vez.
Benefícios
-Melhora a disposição e mantém individuo alerta, porque a cafeína impede a ação de uma substância encontrada no cérebro chamada de adenosina, que é responsável por reduzir a atividade cerebral induzindo ao sono. logo, a cafeína mantém o individuo alerta.
-Aumenta a queima de gordura, pois após ser absorvida liga na célula inibindo a enzima fosfodiesterase que é responsável por quebrar o AMPc (adenosina monofosfato cíclico ) em AMP. Quando o AMPc não é degradado isso favorece a lipólise (quebra de gordura), mas não a Beta oxidação (queima de gordura). A inibição da enzima fosfodiesterase também resulta em uma maior absorção de glicose no intestino, deixando-a disponível para ser utilizada ou armazenada.
-Diminuição da fadiga muscular, porque a glicose é utilizada para geração de energia.
Efeitos adversos:
Insônia, irritabilidade e agitação
Contraindicação:
Contraindicado para hipertensos
Referências:
ความคิดเห็น