![](https://static.wixstatic.com/media/cc87a5_86a67dda2c624804aa5ef9dce9dfc2e8~mv2.png/v1/fill/w_588,h_492,al_c,q_85,enc_auto/cc87a5_86a67dda2c624804aa5ef9dce9dfc2e8~mv2.png)
Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), o Whey protein é um dos recursos ergogênicos mais eficaz para o aumento da capacidade de realizar exercício de alta intensidade. Sendo classificado com nível de evidencia A, juntamente com a Beta alanina, creatina e cafeína.
Uma proteína é composta por vários aminoácidos (essenciais e não essenciais) podendo ser considerada de alto ou baixo valor biológico dependendo da sua origem alimentar. O whey protein é um suplemento extraído do soro do leite, que fornece proteínas de alto valor biológico, pois contém todos aminoácidos essenciais e boa digestibilidade necessários para a sua absorção e utilização. Quando esse suplemento é ingerido passa por um processo de digestão, resultando na liberação de vários aminoácidos na corrente sanguínea. Esses aminoácidos serão utilizados para síntese de diversas proteínas que seu corpo necessita para a manutenção da vida como a albumina, o colágeno, a insulina, entre outros. Logo, é necessário ter um fornecimento adequado de proteína para a atender a demanda corporal e a hipertrofia.
São realizados cálculos para saber a quantidade de proteína que uma pessoa necessita diariamente, levando em consideração seu peso, altura e idade. É possível suprir as demandas de proteína somente com o plano alimentar individualizado. Porém, a suplementação com whey protein acaba sendo realizada devido a alta quantidade de proteína fornecida em uma única porção e praticidade.
O whey protein é importante no ganho de massa muscular (hipertrofia), porém para obter resultados é necessário estimular o musculo através do exercício de força. A musculação gera micro lesões no musculo, fazendo com haja a necessidade de regenerar as fibras musculares utilizando os aminoácidos disponíveis, levando a hipertrofia.
Referências:
Comentarios